quinta-feira, 20 de junho de 2013

ALGUNS CULTO QUE PRECISAMOS SABER COMO ACONTECIAM.

 
AT culto na pré História Bíblico.

 
Gn1.11 descreve dois tipos de cultos diferentes quanta a sua motivação. Caim Abel oreferecem as primíçias da lavoura, rebanho em ação de graça para receber as benção de Deus no futuro. Já o sacrifício de Noá Gn 8. 20-22 teve como faunda da salvação do perigo mortal.


Culto Patriarcal.
Os Patriarcas celebravam o seu culto no seio da família nômade, em lugar improvisados debaixo d euma árvore frondosa, no alto de uma monte, junto a fonte de água. Gn 28 oração Gn12.15, 32 lamentação e louvor.


Culto Mosáico.
Com o culto estabelecido em Canãa aparece o culto na sua forma clássica e comum em todas as religiões superiores. Mais o culto de Israel tem a particularida de ser vinculado ao Deus- redentor atraves de ( Teofânia Sinática ). Está o corrência fundou o serviço divino principal e Moisés no pepel de mediador Êx 19.24-20.18-21.


Culto Monárquio.
A Monarquia inaugura nova fase do culto divino. O Santuário da capital pertence ao Rei 1Rs 6.7 os sacerdotes são funcionários da Corte, exercendo o próprio Rei certas funçoes do povo perente Deus Is 37 abençoa e ora pela nação 1 Rs 8 intercede em seu favor durante o culto divino. A queda final da Monarquia marcava também o fim do culto oficial.


O Culto Exílio.
Com a destruíção do templo passando os anos exilados creiaram um um novo tipo de culto, que consiste de orações e leituras. Trata-se dos primeiros indícios do futuro culto sinagogal. Além dad celebração da palavra surgiram durantes o exilo dois eboço da restauração do tempo Ez 40.48.

N.T. culto no templo.
De acordo com At 2.46 os primeiros crentes frequentavam juntos o templo todos os dias por um período, continuavam oferecer sacrifícios o ponto central do culto no templo da maneira prescrita participar do ritual do culto de sábado. Páscoa, festa dos tabernáculos. Os cristão- judeus começaram a perceber uma aversão entre esse tipo de culto. Era prestado a Deus através de Cristo aquele que morreu e havia ressucitado. Mais Estevão um dos sete escolhido para representar os Helenistas relembram o sumo sacerdote responsável pelo culto do templo dizendo At 7.48 ( mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: ).

O Culto na sinagoga.
Os cristão também continuaram a cultuar nas sinagogas. O culto sinagogal é também pelo fato que os preimeiros discipulos de Jesus Cristo eram judeus e conheceram a forma do culto sinagogal templária, porquase todas a scidades. Onde houvesse judeus de acordo com a lei do Mishna que era um grupo de 10 homens judeus, então formassem em qualquer lugar uma sinagoga. Havia em Jerusalém 450 à 500 sinagogas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Bíblia Sagrada