domingo, 27 de novembro de 2016

CRISTO, O MEDIADOR DA NOVA ALIANÇA


CRISTO, O MEDIADOR DA NOVA ALIANÇA
Acadêmcio: Altemir da Silva Rodrigues
Prof. Orientador: Romeu Nogueira

OBJETIVOS DA PESQUISA:
Discorrer sobres as sete dispensações de Deus à humanidade;
Apresentar Cristo como o Mediador da Nova Aliança;
Compara a figura da Moisés, como o mediador da Lei, à figura de Cristo-nosso Sumo Sacerdote por excelência.

METODOLOGIA DA PESQUISA:
Pesquisa bibliográfica e por meios eletrônicos, tendo como ponto da partida a Bíblia Sagrada, nos seus escritos do Antigo e Novo Testamento.

PRINCIPAIS OBRAS CONSULTADAS:
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoa
Livro O Plano Divino Através dos Séculos, Autor: Laurence Olson;
Artigo Jesus, nosso único mediador. Autor Hernandes Dias Lopes.

PRINCIPAIS TÓPICOS DO ESTUDO:
As sete dispensações.
Moisés, o mediador da aliança mosaica.
Cristo, o mediador da graça.

Ef 2.13-16 Mas agora em Cristo Jesus, vós que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e , derrubando a parede de separação que estava no meio. Na Sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos um novo homem, fazendo a paz; e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ele as inimizades.

RESULTADOS DA PESQUISA:

A dispensação da Graça, tendo Cristo como seu Mediador, é a sublime aliança da Deus com a humanidade, capaz de resgatá-la da maldição eterna,conceder-lhe o perdão de seus pecados, por meio do sacrifício vicário de Cristo, e a vida eterna.
 A Nova Aliança é superior e completa em relação aos pactos anteriores, pois a morte de Cristo na cruz não foi um sacrifício substitutivo, como feito na dispensação da Lei.
Ele mesmo pagou a nossa dívida.

Jesus é o único mediador entre Deus e os homens porque é o nosso representante e fiador. Não veio apenas para estar no nosso lado para morrer em nosso lugar.

Obrigado Senhor Jesus Cristo.


Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e os homens porque ele é Deus, Jesus é Deus e homem ao mesmo tempo. Ele é perfeitamente Deus e perfeitamente homem. É uma pessoa, mas com duas natureza distintas, Jesus não deixou de ser Deus ao tornar-se homem. Aquele que nem o céu dos céus pode contê-lo, desceu da glória, esvaziou-se e fez-se carne. Vestiu-se a nossa pele, nasceu num manjedoura, cresceu numa carpintaria e morreu numa cruz, Ele é a ponte que nos liga a Deus, o caminho que nos dá acesso ao Pai e a porta de entrada da bem-aventurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Bíblia Sagrada